Hoje, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil! E para quem não sabe, a data foi escolhida para uma mais do que justa homenagem ao eterno Monteiro Lobato, que dedicou sua vida à literatura infantil no Brasil. O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, quando foi registrada a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial. Também não é novidade que "O Sítio do Picapau Amarelo" foi uma de suas maiores criações na literatura infantil e infanto-juvenil. Seus personagens como Narizinho, Tia Anastácia, Dona Benta, Emília, Pedrinho, Visconde de Sabugosa e tantos outros, são lembrados com carinho por adultos de várias gerações.
Eu fui uma delas, e além de assistir as histórias na TV, li todos os livros da série. Na época eu não tinha livros em casa, mas era frequentadora assídua da biblioteca da escola. E devorava cada um dos livros em poucos dias (isso não mudou...rs). Então hoje resolvi deixar como dica os meus preferidos, aqueles que li e reli várias vezes. Aqueles que morria de vontade de ter comigo para sempre! Deixei a capa antiga (aqueles que li) ao lado de uma das novas coleções.
Reinações de Narizinho
E que menina fã do Sítio não tinha esse como preferido né? Reinações de Narizinho foram as primeiras histórias de Monteiro Lobato sobre a turma do Sítio, começaram a ser escritas em 1920. E esse livro reúne seis histórias onde Narizinho, a neta de Dona Benta, vai até o Reino das Águas Claras com sua boneca de pano Emília e espera a chegada do primo Pedrinho, que vem passar as férias no Sítio do Picapau Amarelo. Lembro que uma das histórias contava sobre o Visconde planejando o casamento da Emília com o leitão Rabicó. =)
O Minotauro
Ai gente! Eu li muitas vezes esse livro. Na verdade sempre gostei de mitologia, desde pequena, e ficava fascinada com a história do desaparecimento da Tia Anastácia, bem no dia do casamento da Branca de Neve. Aí a turma do Sítio foi procurá-la na Grécia Antiga, na época do mostro do labirinto, o Minotauro de Creta. E cada vez que eles conseguiam sair do labirinto eu achava genial, vibrava e queria ler de novo. Hahaha!
A Chave do Tamanho
Sabe que esse é um dos meus preferidos (lembro que reli algumas vezes) mas é o que menos lembro da história. Só lembro que todos do Sítio, principalmente Dona Benta, estão tristes porque ficam sabendo pelo rádio e jornais de muitas mortes causadas pela guerra. Aí Emília resolve dar um jeito nisso e vai até o "fim do mundo", onde encontra a Chave do Tamanho. E ela acidentalmente, encolhe todos os seres humanos, então volta ao Sítio e encontra tudo diferente. Sabe que deu vontade de ler de novo? Não lembro dos detalhes mas lembro o quanto amava essa história.
Os Doze Trabalhos de Hércules
Esse também conta muito da mitologia grega e pode até ser considerado uma continuação do Minotauro. Isso porque lá no outro livro, Pedrinho conhece Hércules e ficou admirado com suas façanhas, então convenceu a turma do Sítio a voltar para a Grécia! Lembram que era o pó de pirlimpimpim que os fazia viajar? Lá vivem muitas aventuras e ajudam Hércules em suas tarefas. "Os Doze Trabalhos de Hércules" foi publicado pela primeira vez em 1944 e considero uma maneira bem divertida de conhecer os mitos gregos.
Não sei se essa Segundica é novidade para alguém. Monteiro Lobato é o ídolo de muito escritor de litetarua infantil e dificilmente um leitor compulsivo não conheceu seus livros quando criança. De qualquer forma, deixo minhas sugestões para quem quiser ler para seus filhos, relembrar suas leituras ou conhecer caso não leu.
A novidade mesmo vem amanhã no Portão Literário! E também é sobre Monteiro Lobato! Fiquem ligados no canal!
Beijos!
0 comentários:
Postar um comentário