9 de agosto de 2016

Eu li #79 - Papirofobia (O menino que não gostava de ler)

Oi gente!

A resenha de hoje é um livro muito amor! Amor aos livros! Embora o título sugira o contrário né? A indicação foi da Juliana do canal JotaPlutz e eu encontrei no sebo. Fez parte da Maratona Literária de Férias, a leitura foi muito rápida (o livro é infantil) e entrou para os livros da vida. Simples assim.


Imagine um menino que não gostava de ler, mas que a cada ano, no seu aniversário, era um livro que ganhava de seus pais. Esse era Leopoldo. Até que sua mãe o leva a um psicólogo, que lhe dá um diagnóstico de "papirofobia" e sugere que ele deve parar com tudo e fazer um tratamento intensivo a base de leituras. Até a dose do remédio ele receitou: 100 gramas de livros por dia!


Até que o menino se enche e decide fugir de casa. Assim, sem destino. E no caminho encontra um velho cego que resolve lhe contar as aventuras da sua vida. O mais curioso é que o velho lhe afirma que a única coisa da qual se arrependeu foi não ter terminado de ler um certo livro. E aí começam as grandes descobertas de Leopoldo, que termina também nos mostrando a preciosidade que são as histórias em nossa vida.


Gostei muito do estilo da autora. Susanna Tamaro mostra que muitas vezes a aversão por algo tem origem em algo que desconhecemos. E a partir do momento que se descobre essa origem, fica muito mais fácil contorná-la. Essa é a grande mensagem do livro, que agora nas edições atuais, chama-se "O menino que não gostava de ler".


Um livro excelente que transmite uma mensagem extraordinária! Uma homenagem à escrita, aos autores e aos leitores. Muito bom e recomendado!

Beijos!

0 comentários: