Hoje deixarei minhas impressões sobre o livro "Sombrio", do autor Rafael Bertozzo Duarte, cujo trabalho conheço desde 2018, quando comecei a participar dos encontros do NLCAC - Núcleo de Cinema e Literatura André Carneiro. Independente do trabalho técnico do autor, do qual eu já gostava após ler alguns contos seus, a resenha é especial porque tive o prazer de prefaciar "Sombrio"!
Rafael me convidou para escrever o prefácio em meados deste ano, pouco antes da publicação do livro pela Editora DTX. Fiquei muito feliz e lembro que praticamente devorei o livro em versão digital que ele me enviou. Mas não foi pelo prazo apertado não. Os contos de "Sombrio" são daqueles que a gente não consegue largar até saber o final! E quando chega no final?
Aquele "ahhh, sério?? quero mais!"
Aquele "ahhh, sério?? quero mais!"
Esperando a dedicatória do autor no evento de lançamento. |
Além da formação em Letras, o autor é Engenheiro Aeronáutico, então transcrevo um trecho do prefácio em que cito essa característica, que na minha interpretação, influencia na sua escrita: "as transições do Rafael por diferentes segmentos profissionais permitem uma experienciação ímpar que, incrementada à imaginação do escritor, agrega aos contos uma rica mistura de ficção com realidade. Quando colocamos o personagem envolto em mistérios e situações nebulosas, dentro de uma rotina diária com a qual facilmente nos identificamos, a tensão se cria mais naturalmente e a curiosidade para saber o desfecho é potencializada."
E foi como me senti lendo os sete contos de "Sombrio". Alguns deles se tornaram meus queridinhos, como "Alma errante", que conta a jornada de uma alma que morria ininterruptamente, sempre se apossando do corpo do seu assassino. Outro que gostei demais foi o "Ângela", por ser um conto envolvendo crianças, o que o tornou ainda mais perturbador. Sem falar de "A Volta de Shamus", um gato estranho e misterioso que some e retorna para casa ainda mais esquisitão. A propósito, as pitadas de humor que o Rafael coloca em seus contos também fazem toda a diferença!
A capa de "Sombrio" é muito a vibe do livro! |
Mas se é para ler suspense, quero que o escritor me deixe tensa do início ao fim da história e o Rafael consegue me manter assim. =)
Pessoal do NLCAC no evento de lançamento (Valter Cardoso, Rafael Bertozzo Duarte - autor de "Sombrio", eu e Keetrin Oliveira - da Editora DTX) |
Se interessou pelo livro? Você pode pode encontrar "Sombrio" à venda na Amazon e no site da Editora DTX, mas se entrar em contato direto com o autor, consegue um marcador exclusivo e exemplar autografado!
Entre em contato com o Rafael clicando aqui.
O Rafael tem outras obras já publicadas, para conhecer acesse suas redes sociais. Ele também é proprietário da Oficina do Escritor, um site que oferece cursos (redação e formação de escritores) e serviços literários (tradução, revisão, análise crítica, ghost writer). Sugiro uma visita! ;-)
Bom domingo e boas leituras!
Entre em contato com o Rafael clicando aqui.
Marcador exclusivo do livro "Sombrio". |
Bom domingo e boas leituras!
1 comentários:
Obrigado, Ale, pelos comentários. Adorei a resenha.
Postar um comentário